fabiana-justus_lactose_12Várias leitoras e seguidoras já me pediram para escrever sobre a minha intolerância a lactose. Muitas por curiosidade, mas algumas porque também acabaram de descobrir as delas e se sentem um pouco perdidas! (#tamojunto kkk)

fabiana-justus_lactose_13 Bom, vou começar contando um pouco de como descobri a minha! Eu sempre tive muita enxaqueca… eu achava que os doces que me causavam isso. Mas enxaqueca mesmo, de ter que ficar trancada em um quarto escuro, passando MUITO mal de enjôo e dor de cabeça. Também tinha dores de barriga com muita freqüência. Mas achava que era sensível e comia menos fibras (acreditam nisso?). Minha barriga ficava frequentemente inchada e dura, super estufada. E o problema foi piorando. Comecei a pegar umas bacterias super esquisitas, infecções intestinais fortíssimas, de ter que ficar 3 dias internada no hospital. Daí fui atendida por um novo médico gastro, o Dr. Macedo – super indico – que mandou eu fazer urgente exames de intolerâncias alimentares, pois disse que sou muito nova para ter esse tipo de coisa.

Dito e feito: fiz o exame e descobri que sou 100% intolerante a lactose. Na hora do diagnóstico eu até chorei (hahaha, hoje dou risada disso). Chorei pois eu comia iogurte TODOS os dias. Leite antes de dormir SEMPRE. Como eu poderia não me conhecer, como eu poderia ter passado anos “agredindo” meu corpo sem saber. Tô sendo dramática só para enfatizar o drama do momento do “diagnostico”. Mas, GRAÇAS A DEUS intolerância alimentar está longe de ser uma doença!

fabiana-justus_lactose_11A primeira coisa que eu fiz por recomendação médica, e que SUPER indico para quem tiver acabado de descobrir a intolerância, foi um DETOX completo e absoluto de lactose, para desinflamar meu intestino. Eu não comia nem os produtos “lacfree”, pois eles têm lactose, mas com a enzima lactase, que é a enzima digestiva que ajuda a não passar mal. Então para esse detox, nem esses produtos eu comia. Foi difícil, mas a partir da segunda semana eu já me acostumei. Fiz isso por 2 meses. De manhã, passava humus no pão… Nada de cottage, requeijão, coisas que eu tanto amava! :(

Emagreci 8 kilos e perdi 11 cm de cintura (isso porque nunca fui gordinha). Meu intestino estava tão inflamado, que minha cintura era mais “larga”. Mas essa nem é a melhor parte. A melhor parte é que as minhas enxaquecas e enjôos SUMIRAM! Totalmente! E isso para mim era como se fosse um milagre! Só para vocês terem idéia, eu já havia ido em 3 neurologistas, que me indicaram remédios como antidepressivos, ou antiepiléticos, que em doses fracas, tratam a enxaqueca. Eu até comprei os remédios, mas não tive coragem de tomá-los. Tenho muito receio de tomar remédios fortes, então eles acabaram vencendo na minha gaveta, fechadinhos. Então o simples fato de eliminar um alimento da minha rotina me livrou de um problema que eu sofria a anos! Era como se fosse um milagre.

Também não tive mais dores de barriga, barriga inchada, e nem mal estar.

Foi aí que uma pizza, que era praticamente minha comida preferida, foi perdendo seu “valor”. Comecei a perceber que algo que me faz TÃO mal não pode ser tão bom quanto eu achava… né?

Claro que sofro muito com doces, pois a maioria tem leite. Brigadeiro de panela, que era algo que eu comia toda semana, hoje virou um luxo raro na minha vida. Mas quando eu como, dou tão mais valor do que eu dava antes…

Depois do detox, voltei a introduzir a lactose aos poucos, principalmente nos finais de semana, tomando Lactaid, um compromido da Enzima Lactase que eu tomo logo antes de comer, e pronto! Evito tomar todos os dias para o meu corpo não “viciar” sabem? Então durante a semana faço uma dieta sem lactose (com exceções em dias de festa, ou ocasiões especiais), e aí no final de semana eu carrego lactaid e como o que tiver com vontade, mas tem que valer a pena. Tem vezes que passo mal mesmo com lactaid, mas aí é uma escolha minha… Tem coisas que valem a pena, mas só “de vez em nunca”. kkkkkk

Fora que de quando descobri, até hoje, lançaram TANTOS produtos sem lactose… Tem TODOS os meus queijos, requeijões, cream cheese, doces, barrinhas, lanchinhos, bolachas etc etc. As opções são inúmeras, e em casa eu tenho uma vida alimentar absolutamente normal.

Seguem alguns dos meus lanchinhos preferidos sem lactose, que carrego sempre comigo!

Produtos da Diaita, sem glúten, sem lactose:

fabiana-justus_lactose_03Eu AMO os grissinis tipo biscoito de povilho (só que melhor), e torradinhas salgadas dessa marca. Os biscoitos doces também são uma delícia!

Bolinhos + Torradas Gran Amici, sem glúten, sem lactose:

fabiana-justus_lactose_04O bolinho é ótimo para matar a vontade de doce. As torradas eu acho super saborosas, apesar de serem bem durinhas (mas eu curto!)

Pão de Chia da Monama:

fabiana-justus_lactose_05Eu sou VI-CI-A-DA em pão de queijo. Quando tô com muuuita vontade, tomo lactaid para comer hihihi. Mas esse pão de chia da Monama substitui bem o pão de queijo e é bem mais saudável! Gosto de deixá-lo bem crocante!

Requeijão sem Lactose:

fabiana-justus_lactose_06

Requeijão para mim é vida! Hahaha… Uma das coisas que eu mais sentia falta no café da manhã, até lançarem esse LacFree que ficou PERFEITO! :)

Leite Piracanjuba sem Lactose:

fabiana-justus_lactose_07

Como eu falei, gosto de leitinho antes de dormir. Vai ver que é por isso que cresci tanto hahaha! Esse eu acho o mais gostoso de todos os leites sem lactose. E não consigo ser muito fã de leite de arroz e leite de amêndoas… não adianta. :(
Achocolatado sem Lactose:

fabiana-justus_lactose_08Junto com o meu “leitinho” sempre colocava Nescau. Até descobrir que Nescau tem lactose, então descobri essa alternativa ótima que amei! Esse achocolatado é muito bom, pois me lembra um pouco a textura de ovomaltine. Ele não se mistura de forma homogênea no leite, então fica meio crocantinho!

Rice Cracker da Kalassi:

fabiana-justus_lactose_09Esse me lembra um pouco um salgadinho… impossível comer um só! AMO comer no trabalho, como lanchinho da tarde! Mas cuidado, tem os outros sabores que tem lactose… esse azul original é o único que não tem!

Iogurte Grego sem lactose da Vigor:

fabiana-justus_lactose_10

Um dos meus maiores vícios pré-intolerância era iogurte. AMAVA o Mix Vigor, que já vem com o cereal em cima. Mas também era alucinada pelo Grego! Até esse final de semana, não havia descoberto um que substituísse de verdade o iogurte grego para mim. Até experimentar esse, que AMEI de paixão! Com um pouco de mel + granola você não sente diferença! (pelo menos, eu não senti!)

É isso gente! Espero ter ajudado quem aí “sofre” da mesma intolerância que eu! Se você acabou de descobrir, não fique desesperado… Uma vez que você se acostumar, não vai nem lembrar como era a vida pré-intolerância! :)

Se quiserem compartilhar outras diquinhas, deixem aqui nos comentários! Vou amar!

Beijinhos,

Fabi